quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

SNBA - "As minhas aulas de pintura"


Hoje, fomos ver a exposição, dos finalistas do curso de desenho da faculdade de belas artes, que se encontra exposta no salão do nosso edifício. é sempre construtivo ver o trabalho dos outros, aprender com os outros, ouvir a opinião dos outros, ajuda-nos a abrir os horizontes, alargar a imaginação, enche-nos a alma. saio de lá sempre com boas sensações, saio de lá sempre com mais alguma coisa.
...foi particularmente interessante, uma observação feita por um dos colegas ao dizer: "mas não acha aquele muito primário, muito básico?, ao que o professor pintor, responde: acha que é básico?!, tente desenhar como se fosse uma criança de três anos, e veja se obtém os mesmos resultados. e, de facto se formos a pensar nisso, tem razão, há sempre algum pormenor de adulto. quando se atinge um certo patamar a nível intelectual, torna-se difícil voltar atrás... como podemos nós substimar alguém que esteve na faculdade durante cinco anos, que para entrar nessa mesma faculdade exigem notas altíssimas, e apresenta-nos aquele projecto?, parece utópico, mas, tudo tem um propósito, e por vezes o ser difícil não é ser adulto, nem desenhar algo que seja identificável aos olhos de muitos, mas, o ser difícil, o complicado é conseguirmos voltar atrás, por mais evolutivos, inteligentes que sejamos.
enfim,... gosto de olhar, observar, as coisas como elas são, ou não, mas isso depende da capacidade de cada um.

1 comentário:

luz disse...

... a segunda...
Contaste-me com entusiasmo as tuas aulas de pintura. Aquela pintura que todos opinaram de tão básica, no entanto tão profunda para quem tem capacidade para ver mais além.
Os teus olhos iluminaram-se, a tua face suavizou. Transformada num rosto tão familiar, foste saltitando entre exclamações, interjeições e frases cheias de emoção!! Quero-te sempre assim, viva, intensa, verdadeira...